sexta-feira, 4 de março de 2011

A importância dos animais

Os animais fazem parte da nossa vida. Em quase todas as casas do mundo, existem animais domésticos, que nos fazem companhia e nos divertem em muitos momentos.
Também os animais selvagens, partilham connosco a Terra, despertam a nossa curiosidade e desempenham um papel muito importante na preservação da natureza e do nosso mundo. É impossível contemplar a beleza das flores e sentir o agradável paladar dos frutos, sem nos recordarmos dos incansáveis insectos que polinizam as flores e das lagartas que trabalham o húmus.
Até o ouriço e o lagarto, que se alimentam de insectos, têm uma função muito importante para equilibrar o meio que nos rodeia. Mas os animais também são úteis na vida do ser humano, por exemplo, o bicho-da-seda produz como toda a gente sabe a seda, as ovelhas produzem a lã, a carne e o leite, as vacas dão-nos a carne e o leite, além de, com o seu estrume, conseguirem fertilizar a terra. Por isso, os animais desempenham um papel muito importante nas nossas actividades económicas, oferecendo-nos também a matéria-prima com a qual se pode fazer, por exemplo, o nosso vestuário e o nosso calçado. Os animais são igualmente nossos companheiros e auxiliam-nos no trabalho.
Muita gente ainda ignora a existência dos animais, muitas vezes, maltratando ou abandonando.
Pesquisas comprovam os benefícios físicos e mentais que a convivência com bichos de estimação, ou não, trazem para as pessoas.
É cada vez mais comum os animais serem reconhecidos pelo seu surpreendente poder terapêutico.
A interação entre pessoas e animais, na troca de carinho, confiança e cuidados, tem se tornado um excelente remédio contra ansiedade, depressão, estresse e baixa auto-estima. Muitos hospitais utilizam essa convivência para motivar seus pacientes.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Insetos

Os insetos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda1.Eles apresentam um sucesso evolucionário sem paralelo, que exibe uma série de recordes: habitam o planeta há milhões de anos, são os únicos invertebrados que possuem asas e podem voar, adaptaram-se a quase todos os ambientes, reproduzem-se maciçamente, possuem grande força e resistência física proporcional e várias espécies desenvolveram e mantém organizações sociais complexas.
Possuem uma importância econômica e ecológica muito grande, muitas flores dependem dos insetos polinizadores para sua reprodução, muitos insetos são vetores de doenças e pragas na agricultura, etc.

terça-feira, 1 de março de 2011

Anfíbios

Os anfíbios são vertebrados tetrápodes (de quatro pés) que pertencem à classe Amphibia. O nome vem do grego Amphibios (amphi, duas, e bios, vida), uma referência à presença de duas fases na vida desses animais: uma fase larval aquática e a fase adulta, que pode ser terrestre
Os anfíbios evoluíram no Período Devoniano e eram os principais predadores dos períodos Carbonífero e Permiano, mas muitas linhagens foram exterminadas durante a extinção do Permiano-Triássico. Um grupo, o metoposauridae, continuou um importante predador durante a Triássico, mas devido provávelmente ao fato de o mundo ter se tornado mais seco durante o Jurássico Inferior, estes foram extintos, assim como a maioria dos Temnospondyli, como o Koolasuchus, e as ordens modernas de lissanfíbios.

Aves

As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.
A classe das aves possui mais de 9000 espécies sendo 5000 passeriformes. São animais de sangue quente, isto significa que a temperatura interna do corpo (cerca de 37,5 C) permanece constante, sem ter relação com a temperatura do ambiente.

Répteis

Os répteis (latim científico: Reptilia) constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), esta característica permitiu que os répteis ficassem independentes da água para reprodução.
Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).

Mamíferos

Mamíferos são todos os vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes. Eles apareceram cerca de 220 milhões de anos, logo após os primeiros dinossauros.
Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos (com raras exceções) apresentam o corpo coberto de pêlos e têm temperatura interna constante.