Os animais fazem parte da nossa vida. Em quase todas as casas do mundo, existem animais domésticos, que nos fazem companhia e nos divertem em muitos momentos.
Também os animais selvagens, partilham connosco a Terra, despertam a nossa curiosidade e desempenham um papel muito importante na preservação da natureza e do nosso mundo. É impossível contemplar a beleza das flores e sentir o agradável paladar dos frutos, sem nos recordarmos dos incansáveis insectos que polinizam as flores e das lagartas que trabalham o húmus.
Até o ouriço e o lagarto, que se alimentam de insectos, têm uma função muito importante para equilibrar o meio que nos rodeia. Mas os animais também são úteis na vida do ser humano, por exemplo, o bicho-da-seda produz como toda a gente sabe a seda, as ovelhas produzem a lã, a carne e o leite, as vacas dão-nos a carne e o leite, além de, com o seu estrume, conseguirem fertilizar a terra. Por isso, os animais desempenham um papel muito importante nas nossas actividades económicas, oferecendo-nos também a matéria-prima com a qual se pode fazer, por exemplo, o nosso vestuário e o nosso calçado. Os animais são igualmente nossos companheiros e auxiliam-nos no trabalho.
Muita gente ainda ignora a existência dos animais, muitas vezes, maltratando ou abandonando.
Pesquisas comprovam os benefícios físicos e mentais que a convivência com bichos de estimação, ou não, trazem para as pessoas.
É cada vez mais comum os animais serem reconhecidos pelo seu surpreendente poder terapêutico.
A interação entre pessoas e animais, na troca de carinho, confiança e cuidados, tem se tornado um excelente remédio contra ansiedade, depressão, estresse e baixa auto-estima. Muitos hospitais utilizam essa convivência para motivar seus pacientes.